tecnologia | consultoria | banco de dados

Utilizando Oracle SQL Developer com o MS SQL Server 2008 R2

Oracle SQL Developer é um software gratuito para acesso a banco de dados Oracle. Com ele é possível conectar a outros bancos de dados utilizando drivers JDBC de terceiros como Microsoft SQL Server, MySQL, ACCESS, e SyBase.

Como o driver JDBC da Microsoft não funciona corretamente com o Oracle SQL Developer é necessário utilizar o JTDS. O mesmo está disponível para download na página da Sourceforge. Faça o download da versão JTDS 1.2.7 Dist, testei outras versões do JTDS e as mesmas não funcionaram.

Descompacte o arquivo jtds-1.2.7-dist.zip e copie o jtds-1.2.7.jar para a pasta SQL Developer/Drivers. Crie a pasta Drivers caso não exista.

Para utilizar a autenticação do Windows é necessário copiar o arquivo jtds-1.2.7-dist\x86\SSO\ntlmauth.dll para a pasta \jdk\jre\bin.

Para habilitar o SQL Server, no Oracle SQL Developer, basta adicionar o driver jtds-1.2.7.jar em Ferramentas > Banco de dados > Drivers JDBC de Terceiros.


Feito os passos anteriores, basta criar um nova conexão SQL Server e configurá-la.


Versões utilizadas:
Oracle SQL Developer: 3.2.20.09
Driver JTDS 1.2.7 Dist
Java SE Development Kit 6.45 (JDK 6U45)
Data publicação: 12:08 18/09/2014
Perfil
Olá jovem Padawan, seja bem vindo! Este site foi criado com o intuito de compartilhar um pouco de conhecimento de Tecnologia da Informação e Business Intelligence.

Linkedin  Youtube

"A nova fonte de poder não é o dinheiro na mão de poucos, mas a informação na mão de muitos." (John Naisbitt)


Leandro Sacramento, Todos os direitos reservados - 2012 - 2020